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Lucro da Latam chega a US$ 258 milhões no trimestre

Grupo registrou receita operacional de US$ 3,3 bilhões, aumento de 18,4% em relação ao mesmo período do ano passado

O grupo Latam reportou ao mercado nesta sexta-feira (3) uma receita operacional de US$ 3,3 bilhões no primeiro trimestre deste ano, um aumento de 18,4% em relação ao mesmo período do ano passado, explicado por um aumento de 21% nas receitas de passageiros. O lucro líquido da companhia no período foi de US$ 258 milhões.

De acordo com o resultado operacional da aérea, o grupo não apenas registrou uma nova margem ebitda ajustada recorde de 13,9% e geração de ebitda ajustado de US$ 796 milhões no período, como também atualizou seu guidance para 2024, com base no desempenho do primeiro trimestre e no comportamento positivo da demanda. Com isso, a companhia projeta um ebitda ajustado anual entre US$ 2,75 bilhões e US$ 3,05 bilhões, superior ao guidance divulgado em dezembro do ano passado, que ficou entre US$ 2,6 bilhões e US$ 2,9 bilhões.

“O trabalho sistemático do grupo Latam se traduziu em resultados financeiros e operacionais sólidos e consistentes no primeiro trimestre, impulsionados pelo pico da temporada de férias, com tráfego que já superava os indicadores pré-pandemia. Esses resultados nos levaram a atualizar para cima o nosso guidance de 2024, o que, no caso do ebitdar ajustado, se traduz em um aumento de aproximadamente 10% a 22% em relação ao ano anterior”, afirma Ramiro Alfonsín, CFO do grupo Latam Airlines.

O grupo fechou o trimestre com US$ 2,9 bilhões de liquidez, impulsionado por uma geração de caixa de US$ 137 milhões no período. Segundo a companhia, o resultado reflete a estrutura de capital, bem como o foco contínuo na eficiência de custos, o que permitiu manter o cask ex-passageiros de combustível em US$ 4,3 centavos.

Nos primeiros três meses do ano, o grupo transportou 20,2 milhões de passageiros, o que representa um aumento de 19,4% em relação ao mesmo período de 2023. O volume é explicado pelo aumento de 32,5% de passageiros transportados no segmento internacional, 26,0% nos mercados domésticos das afiliadas do Chile, Colômbia, Equador e Peru, e 9,1% no mercado doméstico da afiliada no Brasil.

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