Ebitda ajustado da rede de farmácias totalizou R$ 190,7 milhões no período, 32,6% acima do registrado entre julho e setembro do ano passado
A Farmácias Pague Menos reportou ao mercado um lucro líquido de R$ 53,9 milhões no terceiro trimestre deste ano, revertendo o prejuízo de R$ 400 mil registrado no mesmo intervado do ano anterior. A margem líquida por sua vez atingiu o patamar de 1,5% da receita bruta, incremento de 1,5 ponto percentual. O ebitda ajustado da companhia totalizou R$ 190,7 milhões, aumento de 32,6% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Com isso, a rede atingiu uma margem ebitda de 5,4%.
“Os resultados coroam um trabalho intenso focado no processo de renovação e de mudança nas nossas operações ao longo dos últimos meses. Nossa evolução operacional e captura acelerada das sinergias com Extrafarma impactaram de forma muito positiva a nossa rentabilidade e geração de caixa”, explica Jonas Marques, CEO da Pague Menos.
A integração da Extrafarma, adquirida em agosto de 2022, gerou sinergias de R$ 234 milhões em bases anualizadas, 90% do topo do range projetado. O resultado foi alcançado principalmente em função da aceleração no crescimento de vendas e avanço na otimização do footprint da companhia. Até o final do terceiro trimestre, 111 lojas da Extrafarma foram convertidas em Pague Menos. Atualmente, a marca Extrafarma segue presente apenas nos estados do Amapá, Pará, Maranhão e Ceará.
O período entre julho e setembro também trouxe aceleração do ritmo de vendas, em linha com a tendência positiva observada desde o início do ano. A companhia registrou crescimento de 13,9% nas vendas totais, o maior ritmo registrado em sete anos (expurgando o segundo trimestre de 2021, afetado pela pandemia). O desempenho se mostra ainda mais robusto se considerarmos fatores como a desaceleração inflacionária e o menor ritmo de expansão orgânica da rede. Grande parte da aceleração se deve à efetividade das missões operacionais, uma iniciativa implementada pelo novo CEO no início de 2024 para otimizar a operação de lojas, com foco em áreas como atendimento, processos, manutenção, precificação e estabilidade de TI.