Aquisição é passo para a descarbonização do setor logístico na América do Norte
A Maersk adicionará 300 caminhões elétricos à sua rede na América do Norte. Os veículos serão entregues entre 2023 e 2025 para uso da empresa em atividades de armazenamento, distribuição e transporte. Além disso, os caminhões farão parte do sistema operacional de frete rodoviário digital da Einride.
De acordo com o CEO do departamento de Ocean & Logistics, Vincent Clerc, a implantação é mais um passo para a descarbonização da empresa e do setor logístico. “Nossos clientes buscam não só o conceito, mas ações tangíveis em cadeias de suprimentos sustentáveis. O pedido é um passo importante na construção de nossa base de descarbonização de ponta a ponta, além de abordar os desafios do transporte terrestre dos clientes.
Os caminhões elétricos da Einride são montados para atender às especificações em todos os Estados Unidos. O lote inicial de veículos de carga é o da Classe 8 8TT Gen 3, fabricado pela BYD. A parceria iniciará o primeiro uso em larga escala do sistema operacional digital de frete rodoviário da empresa. Essa tecnologia centraliza a tomada de decisões, fornecendo integração de dados com total transparência em todo o espectro de eletromobilidade.
Segundo o CEO da Einride, Robert Falck, “este é um dos maiores acordos já feitos para tornar o transporte sustentável e chega em um momento crítico”. Não só pelo fato do setor de transporte rodoviário ser responsável por cerca de 8% de todas as emissões globais de CO₂ – um número que continuará a crescer se a mudança não for feita hoje – mas você também tem um mundo mais consciente sobre a urgente necessidade de mudar para elétrico” concluiu.
O objetivo de longo prazo da Maersk na América do Norte é avançar para uma frota de caminhões totalmente elétrica, com o propósito de oferecer uma alternativa ecológica para caminhões de curta distância.