Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Mattel deve lucrar US$ 1 bi com Barbie

A expectativa é de que licenciamentos de produtos relacionados ao universo da boneca impulsionem os ganhos

A espera finalmente chegou ao fim, com o lançamento do aguardado filme “Barbie” nos cinemas de todo o Brasil nesta quinta-feira (20). A produção, que marca o início da série de filmes live action da Mattel, está cercada de expectativas, sendo previsto um dos grandes sucessos de bilheteria em 2023. Além do sucesso nas telonas, o longa-metragem também tem o potencial de impulsionar as vendas da boneca mais famosa do mundo, a Barbie, e gerar lucros significativos através de licenciamentos de produtos relacionados.

Os licenciamentos são um modelo estratégico que permite a outras empresas explorarem a marca Barbie para desenvolver uma variedade de produtos, desde roupas até alimentos, por um período determinado. No mês de julho, a Mattel já anunciou parcerias com oito marcas brasileiras, e novos acordos continuam sendo considerados mesmo após o lançamento do filme. Desde o início do ano, diversas outras parcerias foram firmadas, e mais oportunidades parecem surgir após a estreia do filme estrelado por Margot Robbie.

Desviando da crise

As projeções indicam que os lucros deste ano podem alcançar a impressionante marca de US$ 950 milhões, equivalente a mais de R$ 4,5 bilhões. Caso se concretize, esse resultado será quase três vezes superior ao alcançado em 2022, quando a fabricante de brinquedos obteve um lucro de US$ 394 milhões, cerca de R$ 1,9 bilhão.

O lançamento do filme e todo o universo que o envolve chegam em um momento oportuno, visto que a empresa tem enfrentado quedas significativas nos resultados operacionais nos últimos anos. Em 2022, os números refletiram uma preocupante queda de 56% em relação ao ano anterior. E, até o momento, o cenário de 2023 também se mostra negativo, com um prejuízo superior a US$ 106 milhões, equivalente a mais de R$ 500 milhões, registrado no primeiro trimestre do ano.

Esse cenário desafiador vem se arrastando desde o início da década de 2010, com a diminuição das vendas de bonecas e brinquedos, sendo cada vez mais substituídos por jogos digitais. No entanto, com o lançamento do filme “Barbie”, a situação promete uma reviravolta. O presidente da Mattel, Richard Dickson, já confirmou que a empresa está disposta a investir consideravelmente no universo cinematográfico da Barbie, e há indícios de que pelo menos 45 filmes estão sendo planejados.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.