Cerca de 55,4% das empresas participantes da pesquisa possuem mais de dez anos de atuação no mercado
A pesquisa “O Mercado Contábil”, realizada pela startup contábil HubCount em conjunto com a Linx, apresentou um perfil do setor no Brasil. O estudo abrangeu mais de 700 escritórios brasileiros, onde 70% dos entrevistados eram colaboradores em cargos de liderança.
O estudo reforçou duas características do setor: a maturidade e estabilidade. Cerca de 55,4% das empresas participantes da pesquisa possuem mais de dez anos de atuação no mercado. No entanto, outro ponto importante observado é o número expressivo de empresas novas: 10,7% têm menos de um ano de existência, enquanto 11,5% dos escritórios atuam de um a três anos, sugerindo uma renovação do mercado.
De acordo com a pesquisa, este panorama de renovação é resultado da transformação digital, que vem impactando o setor contábil. As ferramentas tecnológicas estão permitindo que empresas de todos os tamanhos e regiões ofereçam serviços de contabilidade de forma mais eficiente e acessível.
Um dos dados levantados pela pesquisa é sobre as regiões dos clientes atendidos pelas empresas. Ao todo, 63,59% dos escritórios contábeis entrevistados não atendem somente seu município de origem: 41,97% atendem a nível estadual, 19,87% a nível nacional e 1,75% atendem também no exterior.
Este dado evidencia o quanto as ferramentas tecnológicas permitiram o avanço do mercado, a partir do rompimento de fronteiras geográficas.
Segundo o CEO da plataforma de contabilidade online Contajá, João Henrique Costa, os contadores cada vez mais irão buscar nas soluções tecnológicas as respostas para os problemas que vêm enfrentando: crescimento e escala.
“Soluções técnicas que automatizem por completo a apuração de impostos, entrega de obrigações acessórias, folha de pagamento e demonstrativos contábeis serão frequentemente solicitadas, desde que estejam concentradas em um único ambiente, e exija pouco esforço do contador e a um preço acessível”, afirmou Costa.