Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

McDonald’s remove a palavra ESG de seu site dos EUA

Alteração da companhia acontece em momento em que forças conservadoras do país criticam políticas sociais e ambientais por diversas empresas

O McDonald’s removeu discretamente o termo ESG de seu site nos Estados Unidos. A mudança ocorre em um momento em que forças conservadoras do país criticam as políticas sociais e ambientais de diversas empresas.

A área “Propósito e Impacto” do site do McDonald’s removeu várias menções ao ESG, de acordo com uma análise da Bloomberg News. Uma página intitulada “ESG Approach & Progress” foi renomeada para “Our Approach & Progress”. O texto restante permanece essencialmente o mesmo.

Outra página do McDonald’s na internet, anteriormente intitulada“Performance & ESG Reporting”, agora se chama “Goal Performance & Reporting”.

Em alguns casos, a empresa substituiu os termos “questões ambientais e sociais” pela abreviatura ESG.

O McDonald’s não comentou as mudanças, mas reafirmou seu compromisso de relatar anualmente o progresso em relação às suas iniciativas sociais e ambientais. A rede divulgou uma dessas atualizações no início de agosto.

ESG nos Estados Unidos

As empresas dos Estados Unidos enfrentaram reações negativas a algumas políticas de ESG, que envolvem temas como direitos e diversidade dos funcionários. Alguns políticos e forças conservadoras nos Estados Unidos rotularam essas medidas como “capitalismo desperto”, que pode ser entendido como uma crítica às ações ou propostas de caráter social que buscam posicionar uma marca como engajada em temas progressistas.

A decisão da Suprema Corte dos EUA contra ações afirmativas na admissão às universidades também tornou o debate mais acirrado, fazendo com que muitas empresas ficassem em dúvida sobre a divulgação de suas iniciativas de ESG.

No mês passado, por exemplo, uma empresa de gestão de ativos com sede em Ohio, cofundada pelo candidato às eleições presidenciais primárias do Partido Republicano, Vivek Ramaswamy, enviou uma carta ao McDonald’s pedindo que a empresa abandonasse algumas de suas políticas de diversidade após a decisão do tribunal.

A decisão do McDonald’s de remover discretamente a palavra ESG de seu site é um sinal de que as empresas estão cada vez mais cautelosas em relação à divulgação de suas iniciativas sociais e ambientais. À medida que o debate sobre ESG continua a se acirrar, é provável que as empresas enfrentem ainda mais pressão para adotar abordagens mais conservadoras.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.