A startup Merama anunciou nesta quinta-feira (9) uma rodada adicional de investimentos, feita pelos fundos Advent (que tem no portfólio o Ebanx) e SoftBank (Petlove, Rappi e VTEX). A injeção de US$ 60 milhões (R$ 334 milhões) avaliou o negócio em US$ 1,2 bilhão (R$ 6,69 bilhões), tornando-o um novo unicórnio. Durante 2021, a startup levantou um total de US$ 445 milhões (R$ 2,47 bilhões) em investimentos. O mais recente, em setembro, foi de US$ 225 milhões (R$ 1,25 bi).
Nos últimos seis meses, a Merama dobrou de tamanho — hoje conta com participações em mais de 30 operações no nos Estados Unidos, Brasil, México, Chile, Peru e Colômbia. Segundo a empresa, em 2022 a meta é dobrar novamente e alcançar faturamento de R$ 300 milhões no acumulado das marcas em que investiu. A startup usará os US$ 60 milhões para continuar comprando lojas para a qual fornecerá capital de giro. Também criará o Merama Labs, para a criação de lojas virtuais do zero ou incubar aquelas com faturamento menor do que o visado pela Merama. Essas lojas devem faturar entre R$ 5 milhões e R$ 10 milhões por ano, ante a média de R$ 20 milhões a R$ 30 milhões anuais das lojas já investidas.
A Merama foi criada por cinco empreendedores, Sujay Tyle, Felipe Delgado, Olivier Scialom, Renato Andrade e Guilherme Nosralla, que possuem experiência na fundação e direção de outras empresas e a outra parte com experiência em consultoria. Andrade e Nosralla (imagem) são os brasileiros do grupo.