Dados da Visa Consulting & Analytics, divulgado nesta terça-feira (26), mostram quem o mercado brasileiro de games, que já vinha numa crescente nos últimos anos, registrou aumento exponencial em 2020. As transações de cartões da companhia realizadas nas principais plataformas e consoles de jogos em 2020 saltaram 140% em volume em relação a 2019. O levantamento também apontou um aumento de 105% na quantidade de cartões realizando compras de jogos ou extensões no período entre outubro de 2019 e setembro de 2020.
Segundo a Visa, o alcance de negócios desse mercado cresce, principalmente, pela oferta de soluções diferenciadas, capazes de atender jogadores profissionais e os novos gamers (jogadores ocasionais), ao passo que as pessoas precisaram ficar em casa. O destaque dessa movimentação e aumento do volume de compras no mercado de games fica com os consumidores de alta renda: movimentaram 45% do total de transações entre abril e setembro do ano passado. No mês de setembro, inclusive, foi registrado um aumento de 35% nas transações entre os clientes de alta renda em comparação com o mesmo mês de 2019. Esse volume contribuiu para um aumento de 33% no faturamento daquele mês.
“Percebemos que esses consumidores passaram a comprar muito mais jogos durante os meses da pandemia no Brasil, elevando o faturamento total. Por isso, além da inovação que este público busca, precisamos também oferecer a segurança e a performance que esperam na sua experiência de compra”, destacou Oscar Pettezzoni, diretor da Visa Consulting & Analytics.
Apesar de o ticket médio ter se mantido estável ao longo de 2020, em torno de R$ 51, foi possível ver alguns picos como no mês de março, início da pandemia no Brasil, quando superou R$ 56. “Mesmo que a flutuação do câmbio tenha sido bastante considerável durante o ano, o volume de transações de cada mês, entre maio e setembro de 2020, superou o mês de dezembro de 2019, quando o faturamento costuma crescer por conta das festas de fim de ano”, acrescentou o executivo.