Retorno sobre o patrimônio dos últimos 12 meses atingiu a marca de 41,1%
Instituição financeira com foco no público 50+, o Banco Mercantil reportou nesta quarta-feira (06) um lucro líquido de R$ 201 milhões no terceiro trimestre deste ano, com crescimento anual de 97% em relação ao ano anterior. Este é o melhor desempenho da companhia em um trimestre. Com um ROAE de 41,1%, a instituição consolida uma sequência positiva de resultados históricos desde o quarto trimestre de 2022.
Em linha com seu compromisso de digitalização, a empresa também informou que 68% das operações de crédito já são realizadas por canais digitais, refletindo os investimentos anuais de R$ 150 milhões em tecnologia, no intuito de aperfeiçoar cada vez mais seus canais de atendimento, ampliar e facilitar o acesso dos clientes aos produtos e serviços da instituição. A base de clientes hoje alcança 8,7 milhões de pessoas, representando um aumento anual de 14%, com alta adesão ao aplicativo no processo de abertura de contas do banco.
A carteira de crédito registrou mais um crescimento expressivo no terceiro trimestre, atingindo R$ 16,5 bilhões no acumulado do ano e um aumento de 24% em relação a 2023. Este resultado reforça o ganho de participação de mercado da instituição, principalmente em ativos de alta qualidade, como o crédito consignado.
“Este trimestre marca uma conquista histórica para o Banco Mercantil, e os resultados positivos e contínuos confirmam isso. Tal desempenho reflete nossa dedicação em transformar a maneira como os clientes interagem com o banco, investindo em tecnologia e colocando as necessidades deles no centro de cada decisão. Estamos constantemente aprimorando processos e produtos para criar valor no longo prazo e garantir que a solidez financeira do Banco Mercantil, somada à melhor experiência em atendimento, resulte em benefícios para toda a base de clientes e para o mercado”, destaca o CEO da instituição, Gustavo Araújo (na imagem).
No que diz respeito à qualidade da carteira de crédito, a taxa de inadimplência acima de 90 dias apresenta-se em declínio e abaixo da média de mercado, registrando 1,9% e queda de 1,1 pontos percentuais em relação ao terceiro trimestre de 2023.
As receitas com origem na prestação de serviços, que incluem cartões, seguros e assistências, entre outras opções, alcançaram R$ 176 milhões, apresentando um crescimento anual de 15%. Seguros e assistências continuam como os principais responsáveis, respondendo por 62,3% dessa receita. Em termos de solidez financeira, o índice de Basileia fechou o terceiro trimestre em 16,8%, representando um aumento de 0,5 ponto percentual em relação ao mesmo período do ano passado.