Projeto Waterworth promete revolucionar a conectividade global e acelerar o avanço da inteligência artificial com uma infraestrutura digital inédita
Controladora das plataformas Facebook, Instagram e WhatsApp, a big tech Meta anunciou um investimento bilionário para a construção do maior cabo submarino do mundo, o Waterworth Project. Com mais de 50 mil quilômetros de extensão, o duto superará a circunferência da Terra, de aproximadamente 40 mil quilômetros. O objetivo é conectar continentes estratégicos, ligando os Estados Unidos à Índia, passando pelo Brasil, África do Sul e outras regiões.
O projeto quer facilitar a inclusão digital e criar novas oportunidades econômicas e tecnológicas nas regiões interligadas. Segundo a Meta, a iniciativa contribuirá para o crescimento da economia digital na Índia e potencializará a infraestrutura tecnológica em países emergentes.
O cabo será instalado em águas profundas, até sete mil metros. Em regiões mais rasas e consideradas de alto risco, será protegido por técnicas aprimoradas de aterramento, evitando danos causados por âncoras de navios e movimentações geológicas. A empresa afirma que o Waterworth ampliará as rodovias digitais com três novos corredores oceânicos, reforçando a resiliência da infraestrutura global.
Atualmente, cabos submarinos representam mais de 95% do tráfego de dados entre continentes. A Meta já participa de outros projetos de grande escala, como o cabo 2Africa, que conecta três continentes e cobre 45 mil quilômetros. Além disso, o Google anunciou recentemente a construção de um cabo submarino entre a África e a Austrália, bem como novos investimentos para aumentar a conectividade no Japão.
Expansão digital
O investimento faz parte da estratégia de longo prazo da Meta para fortalecer a infraestrutura global da internet e impulsionar suas capacidades de inteligência artificial. O CEO da empresa, Mark Zuckerberg, tem direcionado recursos significativos para a IA, e a nova rede submarina desempenhará um papel fundamental no treinamento e na execução de modelos avançados de linguagem, essenciais para a evolução da IA generativa.
A velocidade e a capacidade de transmissão de dados em escala global são fatores determinantes na corrida pelo desenvolvimento tecnológico. Empresas que investem em infraestrutura digital ganham vantagem competitiva na implementação de soluções baseadas em IA.