Grupo divulgou avanços de suas marcas para a sustentabilidade, pessoas e negócios em 2022; confira os resultados
O grupo Natura &Co acaba de publicar seu primeiro Relatório Anual Integrado para a América Latina, com informações detalhadas sobre as operações de Avon, Natura, The Body Shop e Aesop ao longo de 2022 na região.
No documento, João Paulo Ferreira, CEO do grupo Natura &Co na América Latina, explica que 2022 foi um importante período de transição para a unidade de negócio, que firmou as bases para a próxima etapa de integração entre as operações de Natura e Avon.
“O desempenho do ano foi puxado pela Natura, que registrou sua maior participação de mercado na região dos últimos dez anos. Também avançamos na digitalização das consultoras, e abrimos mais de cem lojas na região.”
“Depois que integramos os processos logísticos, financeiros e de backoffice, dentre outras sinergias, vimos que era a hora de acelerar a marcha de integração de nossos negócios, unificando nossa proposta de valor para as consultoras e representantes. Preparamos tudo para que Natura e Avon comecem a operar sob a mesma plataforma comercial, aproveitando o que há de melhor em cada uma”, complementa.
O relatório mostra a metodologia do Integrated Profit & Loss (IP&L), ferramenta de gestão integrada da Natura, que permite contabilizar os resultados financeiros e o impacto socioambiental positivo gerado para seus públicos. Os dados demonstram que, para cada R$1 de receita em 2022, a Natura gerou R$2,7 de impacto socioambiental positivo.
Segundo o documento, a Natura &Co tem como visão até 2030 o “Compromisso com a Vida”, que abrange ações para enfrentar a crise climática, proteger a Amazônia, defender os direitos humanos e adotar práticas de circularidade e regeneração em seus negócios. A empresa investiu em projetos de compensação de carbono para atingir emissões líquidas zero até 2030, duas décadas antes do compromisso estabelecido pela ONU.
A empresa adota estratégias para reduzir a emissão de carbono, como o uso de plástico reciclado e refis, que evitaram toneladas de emissões de gases de efeito estufa e resíduos. As marcas da empresa estão avançando em direção às metas do “Compromisso com a Vida”, como o uso de ingredientes naturais em suas formulações e embalagens reutilizáveis, recicláveis ou biodegradáveis.
A Natura &Co América Latina também alcançou as metas de equidade salarial do “Compromisso com a Vida”, eliminando a diferença salarial por gênero em todas as empresas e mantendo um alto índice de mulheres na liderança. A participação de mulheres em cargos gerenciais e de pessoas pretas também é notável.
O Relatório Integrado Natura &Co América Latina está disponível no Site de Natura &Co