Ambev está em segundo desde 2018; em terceiro, Magazine Luiza subiu 25 posições desde 2017. Luiza Trajano é a mais admirada
O top 3 de empresas com melhor reputação no Brasil tem nomes que seguem firmes na liderança. O ranking 2022 da Merco Brasil, um monitor empresarial de reputação corporativa, mostra que as posições dos líderes de hoje são os mesmos de 2021. Em primeiro lugar vem a Natura, em segundo, a Ambev e em terceiro, o Magazine Luiza.
A Natura é líder desde que a pesquisa começou, em 2013. Ambev ocupa o segundo posto desde 2018. O Magazine Luiza atingiu a atual colocação aos poucos. Em 2017, por exemplo, estava em 28º lugar. De lá para cá, o crescimento da sua operação como ecossistema digital de compras e a pandemia ajudaram a alavancar o e-commerce, fazendo seu conceito crescer.
O ranking da Merco Brasil seleciona empresas a partir de entrevistas com diretores de grandes instituições e avaliações com jornalistas, consumidores, pesquisadores universitários. Nesta edição foram consultados 374 diretores na primeira etapa do levantamento. Eles deram notas a partir de seis atributos: resultados econômicos e financeiros, qualidade da oferta comercial, talento, ética e responsabilidade corporativa, dimensão internacional da empresa e inovação.
Depois de Natura, Ambev e Magazine Luiza, os quarto e quinto lugares são do Boticário e doGoogle Brasil. A lista é completada por Mercado Livre, Bradesco, Itaú Unibanco, Avon e Netflix.
Líderes
Quem também é alvo de análise de reputação no ranking da Merco são os líderes e executivos à frente das empresas. Mais uma vez, Luiza Helena Trajano, presidente do conselho de administração do Magazine Luiza, ficou em primeiro lugar. Com o crescimento da empresa, seu filho e CEO, Frederico Trajano, foi da sétima posição para a quarta. Os líderes de Ambev e da Natura também estão na lista de CEOs mais admirados, coincidindo com as boas posições das empresas que comandam.