Outras marcas, como a americana Keurig, já adotaram essa solução ambientalmente correta
Marca da Nestlé, a Nespresso lançará em 2023 cápsulas compostáveis à base de papel para responder aos concorrentes que tentam entrar no lucrativo mercado de máquinas de café caseiras com alternativas cada vez mais ecológicas. O novo produto servirá para atrair clientes desencorajados pelas cápsulas de metal da empresa, que, apesar de serem recicláveis, muitas vezes acabam em aterros sanitários. Em algumas regiões da Alemanha as cápsulas com plástico e lâminas de papel alumínio chegaram a ser proibidas.
O CEO da Nespresso, Guillaume Le Cunff, disse à Reuters que nem todos os clientes sabiam que suas cápsulas de alumínio são recicláveis e podem se sentir mais confortáveis com as cápsulas de celulose comprimida. “O objetivo não é substituir todas as cápsulas de alumínio por papel, mas dar mais opções ao consumidor. É uma alternativa para opções sustentáveis”, disse Le Cunff em entrevista. “Você pode compostar as cápsulas de papel ou reciclar as de alumínio. Deixamos o cliente escolher”, acrescentou.
Uma das principais marcas da gigante suíça Nestlé, a Nespresso lançará cápsulas de papel que podem passar pela compostagem em casa “na França e na Suíça em 2023”, o que será ampliado para outros mercados em 2024, disse à AFP o CEO Guillaume Le Cunff.
Concorrência ambiental
Com vendas de 6,4 bilhões de francos suíços (US$ 6,45 bilhões de dólares) em 2021, a Nespresso é a segunda marca de café do mundo, atrás apenas da Nescafé, e a primeira no mercado na Europa Ocidental, segundo os pesquisadores de mercado da Euromonitor International. “A Nespresso continua sendo líder no segmento de café em porções. No entanto, agora tem mais concorrência”, disse à AFP Jon Cox, analista do setor na empresa de serviços financeiros Kepler Cheuvreux.
Outras marcas, como a americana Keurig, já seguiram o caminho das cápsulas compostáveis. Em setembro, a maior distribuidora suíça, a Migros, apresentou bolas de café compactado 100% compostáveis, cobertas por uma fina camada de algas marinhas. A rede de supermercados lançou as cápsulas Coffee B, que exigem máquina própria, na Suíça e na França, um dos principais mercados da Nespresso, e as levará para a Alemanha no ano que vem.
A empresa destacou justificativas ambientais, garantindo que as cápsulas tradicionais de alumínio geram 100 mil toneladas de resíduos por ano, dos quais a maioria acaba não sendo reciclada.