A gigante tem 10 dias úteis para prestar esclarecimentos
A Nestlé Brasil foi notificada nesta quarta-feira (8) pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) devido a uma suposta propaganda enganosa que envolve os biscoitos de mel da empresa. De acordo com uma denúncia do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), não há mel nos produtos.
A gigante tem 10 dias úteis para prestar esclarecimentos e provar que o uso das imagens nas embalagens tem relação com os ingredientes utilizados. Segundo a Senacon, a Nestlé deve “oferecer as informações adequadas aos consumidores, em especial sobre a quantidade de açúcares adicionados e açúcares totais, conforme regulamentação de rotulagem nutricional de alimentos embalados determinada pela Anvisa”.
Serão analisados os seguintes produtos: Aveia e Mel; Nesfit Leite e Mel; Nesfit Cookie Cacau, Aveia e Mel; e Nesfit Matinal Mel com Amêndoas. Caso a Nestlé não se manifeste, um processo administrativo poderá ser instaurado contra a empresa. A defesa, então, terá um prazo para se manifestar e, caso perca a causa, ainda poderá recorrer.
Casos anteriores
Neste ano, o McDonald’s também esteve na mira da Senacon após vir a público que os lanches McPicanha não possuíam o corte da picanha. Apontado como enganoso, o produto foi retirado dos restaurantes, mas volta aos cardápios com um outro nome.A mesma situação aconteceu com o Burger King. O Whopper Costela da gigante não era feito com o corte da carne e sim com paleta suína. O lanche conta apenas com o “aroma de costela”.