Assinantes começaram a receber nesta semana comunicado sobre a nova medida da plataforma
A Netflix encerrou o plano básico no Brasil e está migrando os assinantes para o plano padrão com anúncios, que custa R$ 20,90 por mês. A mudança, que já havia sido sinalizada pela empresa, está gerando reclamações nas redes sociais, principalmente pela inclusão de publicidade durante a exibição de filmes e séries.
Em outubro de 2023, a plataforma anunciou que iria acabar com o seu plano básico no Brasil, como havia feito em outros países, como os Estados Unidos e a França. Agora, um ano depois, a empresa passou a notificar os assinantes brasileiros de que haverá uma migração automática a partir da próxima fatura, caso não queiram adquirir um plano pago mais caro.
Agora, todos os planos da Netflix possuem uma resolução mínima de 1.080p, frente aos 720p oferecidos no plano básico – e os conteúdos poderão ser baixados e assistidos em pelo menos dois aparelhos compatíveis por vez. O e-mail enviado aos assinantes do plano básico afirma que o preço será reduzido de R$ 25,90/mês para R$ 20,90/mês nessa migração do plano básico para o padrão com anúncios.
O usuário pode, no entanto, contratar outros dois pacotes disponíveis ofertados: o plano padrão e o premium, que tem um acréscimo significativo nos preços quando comparado com o plano básico, custando R$ 44,90/mês e R$ 59,90/mês, respectivamente. A empresa está apenas notificando os usuários por enquanto, afirmando que haverá essa migração no próximo pagamento da fatura do serviço pela pessoa.
No plano padrão com anúncios, o usuário terá acesso ao catálogo da Netflix com uma pequena parcela de títulos indisponíveis que estarão sinalizados com um ícone de cadeado. Além disso, pequenos recortes de publicidade que, segundo a Netflix, poderão aparecer antes, no meio ou depois do conteúdo selecionado irão aparecer frequentemente. A duração desses anúncios poderá ser de 10 a 75 segundos, os blocos de anúncios poderão durar de 30 a 75 segundos, podendo ter conteúdo de até três comerciais.