Investimento será direcionado à produção de séries e filmes no país, o consolidando como um polo estratégico para a produção de conteúdo na América Latina
A Netflix anunciou um investimento de US$ 1 bilhão (cerca de R$ 5,7 bilhões na cotação atual) no México ao longo dos próximos quatro anos. O comunicado foi feito pelo codiretor-executivo da empresa, Ted Sarandos, durante a coletiva de imprensa da presidente mexicana, Claudia Sheinbaum.
O investimento será direcionado à produção de séries e filmes no país, consolidando o México como um polo estratégico para a produção de conteúdo na América Latina. “O México é um mercado grandioso, e estamos entusiasmados em ampliar nossa presença aqui”, declarou Sarandos.
Desde 2020, quando a Netflix estabeleceu sua sede latino-americana na Cidade do México, o quadro de funcionários da empresa no país cresceu dez vezes, refletindo a importância do mercado mexicano para a plataforma de streaming.
A expansão da Netflix no México ocorre em um momento de tensão comercial entre o país e os Estados Unidos, liderados pelo presidente Donald Trump. Recentemente, o Banco do México revisou para baixo sua projeção de crescimento do PIB, de 1,2% para 0,6%, devido às incertezas sobre a relação comercial com os EUA. Trump ameaçou impor uma tarifa de 25% sobre todas as importações mexicanas, aumentando o clima de instabilidade econômica.
A produção de conteúdo audiovisual tem sido um dos setores que impulsionam a economia mexicana. O filme “Pedro Páramo”, baseado no romance do escritor Juan Rulfo, por exemplo, gerou um impacto de 375 milhões de pesos (aproximadamente R$ 102,7 milhões) no PIB do país.
A iniciativa da Netflix se soma a outros investimentos estrangeiros no México. Na mesma coletiva, a presidente Claudia Sheinbaum destacou que o banco espanhol Santander também anunciou um investimento de US$ 2 bilhões (cerca de R$ 11,4 bilhões) no país nos próximos três anos.
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