Jornal acusou empresa de usar matérias publicadas para desenvolver e vender modelos de inteligência artificial
O jornal estadunidense New York Times entrou com um processo contra a OpenAI, criadora do ChatGPT, e a Microsoft, uma grande investidora na OpenAI que utiliza a tecnologia em seus buscadores e outras ferramentas, como medida contra o uso não autorizado de conteúdo jornalístico na inteligência artificial.
O processo, apresentado no Tribunal Distrital Federal em Manhattan, alega que milhões de artigos do NYT foram utilizados para treinar chatbots automatizados, competindo diretamente com o jornal como fonte de informações confiáveis. O NYT busca responsabilizar as empresas por bilhões de dólares em prejuízos legais e reais relacionados ao uso ilegal das obras valiosas e exclusivas do jornal.
Embora o processo não reivindique um valor exato de indenização, o NYT pretende que os réus sejam responsáveis por danos financeiros consideráveis. Além disso, solicita que as empresas destruam todos os modelos de chatbot e dados de treinamento que façam uso de material protegido por direitos autorais do veículo.