Unidade de Montes Claros (MG) deve entrar em operação em 2028 com produção aumentada de remédios para obesidade e diabetes
O anúncio da expansão da dinamarquesa Novo Nordisk, em Montes Claros (norte de MG), reuniu nesta tarde de segunda-feira (7), o CEO da farmacêutica, Lars Fruergaard Jørgensen, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A ampliação da planta industrial irá receber investimentos de R$ 6,4 bilhões para aumentar a capacidade de produção de tratamentos injetáveis para pessoas com obesidade, diabetes e outras doenças crônicas graves. A Novo Nordisk é fabricante do Ozempic.
O projeto pretende aumentar a capacidade da empresa com a adição de novos processos de produção asséptica, um armazém e um novo laboratório de controle de qualidade. As obras já começaram e devem ser concluídas em 2028. Lula celebrou o que considera um vitória de seu governo: “É o maior investimento individual de uma empresa privada farmacêutica na história do Brasil”.

A empresa é fornecedora de insulina e medicamentos para o tratamento de hemofilia para o Sistema Único de Saúde (SUS) e, atualmente, gera 2,65 mil empregos diretos e indiretos na cidade mineira. Mais 600 novos empregos diretos devem ser gerados com a expansão.
“Esse país [Brasil] é o único com mais de 100 milhões de habitantes que tem uma coisa chamada SUS, que é o mais importante programa de saúde que tem um país do mundo. E é o maior comprador de remédio. Então, é por isso que eles estão aqui”, afirmou Lula.
A Novo Nordisk tem unidades de produção em países como Dinamarca, Estados Unidos, França, China e Bélgica. Os medicamentos são produzidos nesses locais e, em seguida, distribuídos para pacientes ao redor do mundo, atendendo mais de 70 países. Isso inclui a produção de quase metade da insulina mundial. No Brasil, desde 1990, a empresa tem escritório em São Paulo (SP) e a unidade de produção em Montes Claros.
Durante o evento, Lula e o vice-presidente, Geraldo Alckmin, receberam doses da vacina contra a gripe. A campanha nacional de vacinação começou nesta segunda-feira.
(com Agência Brasil)
O que MR P publicou
- SAP ultrapassa Novo Nordisk e se torna a mais valiosa da Europa
- Demanda por Ozempic deve continuar alta, avalia Novo Nordisk
- Novo Nordisk alerta para escassez do Ozempic
- Novo Nordisk deve aumentar projeção de vendas
- Biomm traz similar do Ozempic para o mercado brasileiro
- Concorrente do Ozempic quer revolucionar mais ainda o tratamento da obesidade

