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O varejo precisa da loja física renovada para viver

Manutenção do comércio presencial é tema da NRF 2023, já que os consumidores querem experiências híbridas

As lojas abertas após o auge da pandemia precisam se transformar para exercer uma função mais ampla e relevante do que antes da crise. O muro entre loja física e o e-commerce está cada vez menor e a propensão é que desabe para criar um nova sinergia. Esse foi um dos pontos de destaque desta quarta-feira (18) no NRF 2023 – Retail’s Big Show, realizado pela Federação Nacional do Varejo dos Estados Unidos (NRF, sigla para National Retail Federation), no Javits Center, em Nova York (EUA).

Uma das missões das empresas agora é atrair e conquistar um consumidor que se habituou a fazer compras online durante o isolamento e agora está pressionado pela inflação. Para tanto, deve-se aprimorar a inteligência artificial, os dados, e as aplicações do Metaverso nesse mercado. “2023 será o ano em que veremos as marcas intensificarem seu jogo, tratando o metaverso como uma plataforma comercial legítima e uma oportunidade de crescimento”, disse Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da consultora Gouvêa Malls. “O envolvimento do varejo no setor incentivará os gastos do consumidor, abrindo novas oportunidades para o mundo físico e conexões de varejo on-line por produtos, serviços e experiências de ‘meta-linking’.”

“É necessário repensar os formatos de loja, pois a jornada não é mais previsível, linear e homogênea. As lojas físicas precisam desta nova abordagem depois da maior penetração do digital”, explicou Alberto Serrentino, sócio da BTR-Varese e comandante de painel com a brasileira Alpargatas.

Já é possível perceber a alteração e revolução das lojas físicas de um ano para o outro. A Lego, por exemplo, combina experiências físicas e digitais para fazer entretenimento no varejo. O surgimento da Amazon Fresh, um supermercado com a tecnologia just walk out. Podemos citar ainda Macy’s, que adotou a estratégia de abrir um espaço de estoque dentro das lojas físicas para atender pedidos online “Criamos 35 depósitos em espaços de lojas nos últimos anos para entregas, reduzindo custos de logística”, informou Jeff Gennette, diretor-presidente da Macy’s no palco da NRF.

Embaixadores

Segundo os especialistas, outro ponto essencial é a transformação da equipe de vendas em embaixadores da marca. Investir na equipe de linha de frente, trabalhando os pilares do atendimento ao cliente para gerar experiência de compra mais envolvente. O assunto também foi bem explorado no debate com Alpargatas, que buscou transformar o time de vendas em verdadeiros embaixadores da marca, investindo muito em treinamento, como explicou o CEO Roberto Funari. Ou ainda, como bem trouxe John Furner, presidente do conselho da NRF e CEO da Walmart nos EUA, “O varejo é impulsionado por gente: de uma ponta a outra esse ambiente continuará sendo dinâmico. E nós continuaremos servindo bem ao longo das mudanças”, ressaltou.

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