Estratégia de comunicação da rede conta com auxílio de plataforma da Yungas
A rede OMO Lavanderia, estabelecida em março de 2020, alcançou a marca de 300 lojas em todo o Brasil. A empresa deu prioridade à comunicação com franqueados, implementando uma plataforma em parceria com a Yungas, empresa de tecnologia especializada em gestão e comunicação para grandes redes.
A pandemia trouxe um desafio imediato para a marca, pois o lockdown exigiu uma transição para a comunicação virtual com os franqueados. A primeira convenção presencial aconteceu apenas no ano seguinte. A empresa direcionou seus esforços para criar uma comunicação unificada com os franqueados, tornando o digital como aliado.
“Uma comunicação ineficaz dentro da rede pode acarretar falta de sinergia e de estratégia, e prejudicar até mesmo a consistência da marca, o que pode acontecer quando o franqueado não está bem alinhado com a franqueadora. Além disso, a dificuldade em compartilhar informações acaba dificultando até mesmo tarefas que são básicas no dia a dia”, afirmou a head de Marketing da OMO Lavanderia, Camila Mateus.
A plataforma de gestão da Yungas é uma ferramenta que inclui comunicação, suporte técnico, treinamentos, checklists para manter padrões, um mercado virtual e um programa de melhoria. Ela se concentra em usar o health score para acompanhar as unidades, avaliando coisas como a satisfação dos clientes, o envolvimento da equipe, as vendas e a consistência para identificar problemas e oportunidades de crescimento na companhia.