Recurso é lançado em um momento em que a concorrência por clientes corporativos aumenta
A OpenAI lançou um novo recurso que permitirá que os clientes corporativos usem os dados de suas próprias empresas para personalizar o modelo mais poderoso da startup de inteligência artificial, o GPT-4o.
A medida ocorre em um momento em que as startups enfrentam uma concorrência cada vez maior por seus produtos de IA para negócios, e as empresas sentem uma pressão crescente para demonstrar os ganhos do investimento em IA.
A OpenAI planeja disponibilizar o recurso ainda nesta semana, conhecido na indústria de IA como ajuste fino, que permite que modelos de IA existentes sejam treinados com informações adicionais sobre um tipo específico de tarefa ou área de conhecimento.
Por exemplo, uma empresa que fabrica skates pode ajustar um modelo de IA para que ele possa ser usado como um chatbot de atendimento ao cliente, capaz de responder a perguntas sobre rodas e os detalhes de cuidados com o skate.
A capacidade é nova para o modelo principal da OpenAI – o ajuste fino anteriormente não estava disponível no GPT-4o ou em seu antecessor GPT-4. No entanto, a empresa permitiu que os usuários ajustassem muitos de seus outros modelos, incluindo o GPT-4o mini, que é uma versão mais barata e simplificada do GPT-4o.
Empresas de tecnologia oferecem a possibilidade de personalizar modelos de IA grandes e pequenos. A OpenAI está apostando em tornar mais fácil para os clientes ajustar seu modelo mais potente trabalhando diretamente com a empresa, em vez de usar um serviço externo ou um produto menos potente, informou Olivier Godement, chefe de produto da API da OpenAI.
Para ajustar um modelo, os clientes devem carregar seus dados nos servidores da OpenAI. O treinamento leva, em média, uma ou duas horas, segundo John Allard, engenheiro de software da OpenAI que trabalha com a personalização. Inicialmente, os usuários só poderão fazer o ajuste fino do modelo com dados baseados em texto, afirmou Allard, e não com imagens ou outros conteúdos.