Consolidado no mercado de frutos do mar, rede amplia seu modelo de negócios e investe em parcerias com redes supermercadistas
Com uma trajetória de quatro décadas, o Grupo Vivenda busca ganhar espaço para se tornar a maior rede especializada em frutos do mar do país. Os resultados dessa ascensão mostram que a empresa fechou 2023 com um faturamento próximo dos R$ 270 milhões, com expectativa de concluir 2024 superando os R$ 350 milhões – um crescimento superior a 20%.
Além da atuação consolidada em lojas próprias e franquias em shoppings de todo o Brasil, a empresa fortalece sua estratégia de expansão em outras frentes de negócios desde a pandemia. Naquele período, além da inserção nos supermercados e no food service, o grupo abriu o Empório Vivenda do Camarão, loja-conceito na capital paulista, e passou a investir em e-commerce – que hoje representa 2% do faturamento, com projeção para atingir 20% de crescimento para 2024. Também fazem parte as marcas Vivenda do Camarão, Vivenda Franquias, Vivenda Varejo e Vivenda Food Service.
O diretor comercial do grupo, Domenico Molon (na imagem), explica que a expectativa da companhia foi elevada devido à pujança do negócio, com uma atuação em frentes variadas, além de uma estratégia de gestão de lojas próprias. Das 160 unidades, 130 são próprias. “Fizemos uma revisão em nosso plano de crescimento, passando de 12% para 20%, podendo chegar em até 25% de evolução no faturamento. Nosso posicionamento no mercado de frutos do mar é forte e essa estratégia adotada nos garante novas perspectivas”, argumenta Molon.
Além da entrada em grandes redes como Carrefour, Barbosa, St Marché, Nagumo, Varanda, Hirota e Pague Menos, o Vivenda acaba de fechar parceria com o Pão de Açúcar, que passará a receber as novidades da marca e os lançamentos previstos para o fim do ano. “Quando entramos no setor supermercadista, estávamos presentes em menos de cinco bandeiras. Hoje, estamos em mais de 50 em todo o estado de São Paulo. Nosso portfólio consta com mais de 40 produtos distribuídos em mais de 500 pontos de vendas”, conta Rodrigo Perri, coCEO.
Com o crescimento, novos produtos também passaram a fazer parte do portfólio. “Até o fim do ano teremos novidades, como espeto de camarão Vivenda e camarão recheado com catupiry”, explicou João Carlos Botelho, diretor industrial do grupo.