Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Renault e Geely vão fabricar elétricos no Brasil

O novo pacto amplia a cooperação entre as empresas na produção e comercialização de veículos de baixas e zero emissões

A Renault, montadora francesa, e a Geely, gigante chinesa do setor automotivo, selaram um acordo estratégico para expandir suas operações no Brasil, com foco no desenvolvimento de carros elétricos. Embora alguns detalhes ainda precisem ser finalizados, as duas empresas já alinharam a maior parte dos pontos da parceria, que promete transformar o mercado automotivo no país.

O relacionamento entre as marcas teve início em 2024, quando as empresas formaram uma joint venture voltada à produção de motores a combustão. Além disso, também passaram a compartilhar a fabricação de veículos em uma planta na Coreia do Sul, ampliando sua presença no mercado global.

O que prevê o acordo entre Renault e Geely?

O novo pacto amplia a cooperação entre as empresas na produção e comercialização de veículos de baixas e zero emissões. Em comunicado oficial, o Grupo Renault revelou que, em conjunto com o Geely Holding Group, irá intensificar a fabricação e a venda de carros elétricos. A Geely, por sua vez, poderá utilizar a rede de concessionárias da Renault no Brasil para vender modelos importados da China.

Além disso, o acordo abre portas para a produção local de veículos da Geely na planta da Renault em Curitiba, potencializando a capacidade produtiva da fábrica, a quinta maior operação da marca francesa fora da França.

Benefícios para as montadoras

Este movimento faz parte da estratégia da Renault de otimizar sua produção no Brasil, ao mesmo tempo em que oferece à Geely uma oportunidade de expansão rápida no mercado sul-americano. A marca chinesa poderá crescer sem a necessidade de investir em uma infraestrutura própria no Brasil, uma vantagem estratégica significativa.

Vale destacar que o Brasil foi um dos maiores importadores de veículos elétricos chineses no ano passado, ficando atrás apenas da Bélgica nesse ranking global.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.