Houve queda de 5,2% em comparação ao mesmo período de 2023
A PepsiCo, gigante americana do setor de alimentos e bebidas, registrou um lucro de US$ 2,93 bilhões no terceiro trimestre de 2024, uma queda de 5,2% em comparação ao mesmo período de 2023. A receita da empresa, entre julho e setembro, foi de US$ 23,3 bilhões, o que representa uma retração de 0,6% em relação ao ano anterior.
Apesar dos resultados negativos, a empresa manteve sua resiliência em meio a desafios econômicos. “Mantivemos a resiliência de nossos negócios mesmo com tendências de performance ruins na América do Norte, continuidade no impacto do recall de alguns produtos da Quaker Foods North America e as tensões geopolíticas em alguns mercados”, afirmou o diretor-presidente da PepsiCo, Ramon Laguarta, em comunicado.
O que MR publicou
Em termos orgânicos, excluindo os efeitos cambiais e aquisições, o faturamento da PepsiCo teve um crescimento de 1,3% na comparação anual. No entanto, a companhia destacou que as variações cambiais impactaram suas receitas, resultando em uma redução de 2%. Em termos de volume, tanto o segmento de bebidas quanto o de alimentos registraram uma queda de 2% cada no trimestre.
Na América Latina, incluindo o Brasil, a receita da PepsiCo caiu 5% no comparativo anual. No entanto, ao desconsiderar o impacto cambial, que representou uma queda de 7%, a empresa teve um crescimento de 3% na região. O volume de vendas de alimentos caiu 2%, enquanto o de bebidas recuou 1%.
Diante desses fatores, a PepsiCo revisou para baixo sua previsão de crescimento orgânico para o ano, ajustando de 4% para um patamar de um dígito baixo. Outras metas, como o aumento de 8% no lucro por ação ajustado, foram mantidas, assim como a expectativa de pagamento de dividendos aos acionistas.
O lucro por ação ajustado da PepsiCo foi de US$ 2,31, superando a estimativa dos analistas, que previam US$ 2,29. No entanto, a receita ficou aquém da expectativa de US$ 23,9 bilhões, de acordo com dados da FactSet.