Jato leve mais vendido do mundo ganha versão de transporte aeromédico
Em comunicado, a Embraer informa que seu jato executivo Phenom 300MED recebeu o Certificado de Tipo Suplementar (STC, na sigla em inglês) da Federal Aviation Administration (FAA), agência reguladora dos Estados Unidos, e da European Aviation Safety Agency, equivalente da União Europeia.
O jato é uma versão aeromédica (Medevac) exclusiva para as aeronaves da série Phenom 300, que há dez anos consecutivos é o jato leve mais vendido do mundo.
O STC foi implementado pelo Centro de Serviços da Embraer em Fort Lauderdale, na Flórida, Estados Unidos. A aeronave será operada pela Grandview Aviation, empresa de fretamento de voo.
“É uma satisfação anunciarmos a certificação do Phenom 300MED pela FAA e EASA”, disse Marsha Woelber, Vice-Presidente Global de Suporte ao Cliente da Aviação Executiva e Pós-Venda da Embraer Serviços & Suporte. “A solução Medevac agrega valor a um produto líder de mercado, que é a série Phenom 300, combinando seus recursos exclusivos com uma solução médica abrangente.”
O interior aeromédico do Phenom 300MED foi especificado pela Embraer e desenvolvido e certificado pela umlaut, empresa que faz parte do grupo Accenture, utilizando equipamentos da Aerolite. A Aerolite desenvolveu a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) especificamente para o Phenom 300MED.
O Phenom 300MED beneficia-se da plataforma líder na categoria de jatos leves, com baixos custos operacionais, alta flexibilidade de missão e aviônica de última geração, além da velocidade e do alcance. Com altitude de cabine de 6.600 pés, passageiros e tripulação desfrutam de mais oxigênio na cabine. Esse recurso equivale a uma experiência de voo mais saudável, essencial para a equipe médica e para o atendimento ao paciente.