Paiper permite que bancos, operadoras de crédito e varejistas economizem em mais de 6 vezes os custos do atendimento convencional e em 25% os disparos
Dona de um sistema que permite que as empresas clientes obtenham uma redução de cerca de 20% na carteira de inadimplência, atingindo 19% de retenção, a Paiper tenta se apresentar como uma construtora customizável de relacionamento. Não se trata de um mecanismo digital de cobrança e mensagens, mas uma via de comunicação capaz de cortar custos mediante uma aproximação direta e assertiva via redes sociais.
O que há de novo? Como os pacotes de mensageria são adaptados por inteligência artificial ao perfil, linguagem e rede social preferida de cada um, o índice de resposta é maior e o gasto, menor. Essa resposta faz com que o custo caia de R$ 5 para R$ 0,75 ao mês por cliente no atendimento convencional. De acordo com a Paiper, um profissional de call center eficiente consegue atingir 2 mil atendimentos por mês. No sistema digital, a capacidade é ilimitada. No disparo de mensagens, a economia é de 25%.
A empresa atende 22 clientes, incluindo Magalu, Rodobens, BMP e Plenum. Outros oito estão em negociação. O negócio foi criado em 2020 pelo engenheiro de computação Fernando Gobbo (na imagem, à esquerda) e os sócios Jhonston Dalcin, Frederico Leser e Eduardo Schudeler (a seguir, da esquerda à direita). “Queremos trazer fundamentos na forma como as empresas se comunicam com os clientes. Garantir que toda comunicação seja pelo canal certo, com a pessoa certa, no momento e abordagem certos”, afirma Gobbo.
A intenção é transformar uma rotina que é sempre igual, mensagens invasivas e ineficientes, em uma experiência menos penosa. A vantagem adjacente é criar uma oportunidade de compreender as motivações, desejos e necessidades dos consumidores mediante coleta de dados em omnichannel. O resultado é criar a jornadas personalizadas do cliente, uma espécie do santo graal do fidelização.
“Muitas vezes um boleto não é pago por puro esquecimento. Que tal lembrar antes de gerar uma multa ou insatisfação? Melhorar a inadimplência passa por gerar eficiência na relação prévia com o consumidor. Por isso atuamos na prevenção da inadimplência, o que economiza custo, recursos humanos e tempo”, comenta Frederico Leser, da área comercial Paiper.