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Por que as marcas precisam de influenciadores micros e médios

Estudo da Influency.me revela que perfis que somam entre 10 mil e 500 mil seguidores possuem mais engajamento e custam menos

Levantamento divulgado nesta terça-feira (5) pela empresa de marketing de influência Influency.me mostrou que a maior tendência de contratação em 2023 foram os influenciadores considerados micros e médios, ou aqueles que somam de 10 mil a 500 mil seguidores. Segundo o estudo, cerca de 60% das marcas contrataram sempre ou quase sempre influencers dessas categorias.

O estudo contou com a participação de mais de 350 marcas. O principal motivo para o resultado são os altos valores cobrados pelos influencers maiores, que acumulam milhões de seguidores. Outro ponto é taxa de engajamento maior em perfis com menos seguidores. “A conclusão do estudo é que a formação de um casting de microinfluenciadores engajados pode ser uma ótima opção para gerar resultados dentro do budget”, relata Rodrigo Azevedo, CEO da Influency.me.

Para as controladoras de marcas, os influenciadores com mais chance de serem contratados são os que têm entre 10 e 50 mil seguidores. Quase metade das marcas (45%) dão preferência à contratação desses perfis. 

Além disso, cresceu em mais de 20% as empresas que investem todos os meses em marketing de influência. Destaca-se, também, o crescimento de empresas que investiram acima de R$ 500 mil em influência no ano, que passou de 13% (2022) para 18% (2023).

Esse aumento é reflexo do aumento da confiança no marketing de influência. “Quem não conhece um influenciador? Parte expressiva da população brasileira acompanha a rotina de seus influenciadores favoritos, interage com as publicações e stories. Então, inserir produtos nesse dia a dia torna a ‘publicidade’ muito mais sutil e integrada. As pessoas não querem ver comerciais na internet, mas, sim, vidas reais”, explica o CEO. De acordo com a pesquisa, em 2023, 56% das marcas investiram em marketing de influência. Deste montante, 81,8% investiram todos os meses; em 2022, somente 59,4% investiram todos os meses.

A quantidade de influenciadores contratados por campanha também aumentou neste ano. Em 2022, a maior parte das empresas (47%) contratavam até 5 influenciadores por campanha. Em 2023, a maior parte das marcas (39%) contrata entre 6 e 10 influenciadores por campanha. Também cresceu o valor investido pelas marcas em influência. Em 2022, 13% das marcas investiu mais de R$ 500 mil, enquanto, em 2023, 18% das empresas investiram valores superiores a R$ 500 mil. Dentre as empresas que não investiram (44,1%), o principal motivo apontado é a falta de orçamento.

Tendências

Em 2024, até 66,7% das empresas pretendem aumentar os investimentos em marketing de influência. Ao mesmo tempo, 30,3% pretendem manter os investimentos no mesmo patamar, enquanto somente 3% pretendem reduzir o orçamento alocado em marketing de influência. Em relação ao ano passado, diminuiu pela metade a porcentagem de empresas que pretendem diminuir os investimentos em influência. Em 2022, 6% das empresas pretendiam diminuir os investimentos no segmento; em 2023, somente 3% pretendem diminuir.

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