Com tecnologia norueguesa, operação do catamarã Zeam estreia na capital da Suécia em junho
A primeira balsa elétrica totalmente autônoma do mundo começará a operar comercialmente interligando algumas das ilhas de Estocolmo, a capital da Suécia, a partir de junho. O catamarã da companhia marítima norueguesa Torghatten possui capacidade para 25 passageiros e ligará, a princípio, Kungsholmen a Soder Mellarstrand. A embarcação pode operar por 15 horas contínuas diariamente.
O projeto de mobilidade urbana foi desenvolvido pela Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU), em Trondheim. Desde setembro de 2022, um protótipo de autoferry é testado em dos canal da cidade.
Para desenvolver o sistema autônomo de navegação da balsa, a NTNU criou a spin-out Zeabuz – empresa norueguesa de tecnologia da qual a Torghatten é coproprietária. A operadora de serviços ferry colocará nas viagens iniciais um operador humano a bordo para garantir que tudo corra bem durante a travessia, informou a Zeabuz.
Como funciona?
A tecnologia se baseia em IA e utilizará radar e sensoriamento laser para detectar e evitar objetos na água. Equipamentos de visão infravermelha, câmeras, sensores ultrassônicos e GPS também serão usados nas manobras de atracação e navegação.
O catamarã autônomo é construído pelo estaleiro norueguês Brodrene, especializado em navios de alta velocidade que empregam cascos de fibra de carbono. A embarcação terá 12 metros e poderá transportar, além dos 25 passageiros, meia dúzia de bicicletas. O motor elétrico é acionado por baterias de 188 kWh fornecido pela ZEM e alimentado por painéis solares de 7,7 kW instalados na cobertura.
Batizada de Zeam (acrônimo de Zero Emission Autonomous Mobility), esse autoferry elétrico também deve ser empregado em Paris, nas Olimpíadas de 2024.