Projeto do Santander conta com 758 mil clientes ativos. Deste total, 65% são mulheres
Dedicado a micros e pequenos empresários, o programa Prospera Santander chegou a R$ 2 bilhões em carteira, com 123 lojas ativas de empreendedores. O projeto faz parte da estratégia do banco em gerar oportunidades com ênfase nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Atualmente, o programa conta com 758 mil clientes ativos. Deste total, 65% são do gênero feminino. Entre os maiores tomadores de crédito estão os setores de alimento e bebida, costura e confecção, cosméticos, vestuário, mercados e mercearias.
“O Prospera tem uma oferta de valor diferenciada para apoiar o crescimento dos pequenos empreendedores e suas comunidades, e tem contribuído para impulsionar o negócio de mais de 1,8 milhão de empreendedores desde o seu lançamento, em 2003. Temos muito orgulho desse nosso produto que está levando renda e desenvolvimento para 1,6 mil municípios de todo o Brasil”, afirmou o superintendente executivo do Prospera, Alexandre Castelano. Até o final do ano, o Santander estima um incremento de 30% no número de clientes e na carteira.
Desenhado no modelo de aval solidário – no qual os tomadores de recursos são reunidos em pequenos grupos que se tornam responsáveis pela adimplência de cada um –, o programa de microfinanças apresenta uma taxa de adimplência de 98,4%.