A Just Eat Takeaway.com fechou um acordo para vender sua participação de 33% na joint venture latino-americana iFood para a Prosus por até € 1,8 bilhão (R$ 9,38 bilhões). O acordo cumpre uma promessa feita a investidores e reforçará o balanço da Just Eat, embora a um preço abaixo de uma oferta anterior. A empresa havia dito no ano passado que uma oferta de € 2,3 bilhões (R$ 11,99 bilhões) por sua fatia no iFood era inadequada.
“Um ano depois, e aceitou uma redução significativa”, escreveu o analista da Jefferies, Giles Thorne, em relatório. “Embora provavelmente preferisse manter a participação, os benefícios de ‘finanças corporativas’ da venda eram obviamente grandes demais para serem ignorados.”
Queda dos deliveries
Lockdowns da pandemia impulsionaram pedidos para empresas de entrega de comida, mas agora o setor enfrenta uma desaceleração do crescimento em meio ao alívio das restrições. Essas empresas têm sido desafiadas pela aceleração da inflação que impacta consumidores e pelo menor apetite de investidores por companhias de tecnologia no prejuízo.
A Prosus estava em negociações para aumentar sua fatia no iFood desde 2020, reportou a Bloomberg News na época. Com a transação anunciada nesta sexta-feira (19), assumirá o controle total da empresa de delivery brasileira.
A Prosus pagará € 1,5 bilhão (R$ 7,8 bilhões) em dinheiro quando o negócio for fechado e até € 300 milhões (R$ 1,56 bilhão) adicionais serão desembolsados nos próximos 12 meses, dependendo do desempenho da empresa, informou a Just Eat em comunicado nesta sexta-feira. A expectativa é que o acordo seja concluído no quarto trimestre.
A Just Eat disse que usará os recursos para fortalecer seu balanço patrimonial e pagar dívidas e que também busca uma venda parcial ou total de sua controlada Grubhub. O grupo de Amsterdã busca maneiras de enfrentar a desaceleração dos pedidos que atinge o setor de entregas este ano.