Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Reino Unido barra fusão entre Activision e Microsof

Operação de US$ 69 bilhões foi vetada pela CMA sob alegação de prejuízo à concorrência

Nesta quarta-feira (26), os reguladores britânicos rejeitaram o maior negócio da indústria de jogos do mundo. A aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft, que valia US$ 69 bilhões, foi impedida devido a preocupações de que a fusão das duas empresas pudesse prejudicar a concorrência no setor de jogos em nuvem.

A Microsoft, fundada por Bill Gates, é fabricante dos consoles Xbox e mantém um serviço de assinatura na nuvem com enorme diversidade de jogos, o Xbox Game Pass. A Activision é uma desenvolvedora de games, criadora de títulos de grande sucesso como o Call of Duty, World of Warcraft e Guitar Hero.

De acordo com a Autoridade de Competição e Mercados (CMA), o órgão regulador do Reino Unido, a fusão poderia levar a preços mais elevados para os usuários, redução da oferta de jogos para os consumidores e menos investimento em inovação no setor.

A agência afirmou que suas preocupações não poderiam ser resolvidas com remédios, que são medidas determinadas pelos órgãos antitruste para minimizar os danos à concorrência.

Um desses remédios que chegou a ser cogitado seria a venda do game Call of Duty. Outras medidas cogitadas pela CMA envolveriam promessas para permitir que rivais oferecessem o jogo em suas plataformas, algo que a Microsoft começou a fazer, mas a instituição concluiu que isso também não seria suficiente para assegurar a competição.

Resposta das empresas

Brad Smith, vice-presidente do Conselho de Administração da Microsoft e presidente executivo da empresa, disse que o grupo “permanece comprometido com essa aquisição e que vai recorrer”.

A Activision disse em nota que a determinação “contradiz as ambições do Reino Unido de se tornar um pais atraente para negócios de tecnologia! e que a decisão é “um desserviço aos cidadãos britânicos”. Em email aos funcionários, seu presidente-executivo, Bobby Kotick, afirmou que a decisão “está longe de ser uma palavra final neste acordo”.

O que MONEY REPORT publicou:

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Informações atualizadas a cada 10 minutos
- Gráfico mostra valor fechado do dia

Pergunte para a

Mônica

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.