Crise? que crise? A montadora de carros de altíssimo luxo Rolls-Royce, uma unidade da BMW, comunicou nesta segunda-feira (10) que suas vendas dispararam 49% em 2021, apesar de toda a volatilidade causada pela pandemia. Em uma apresentação on-line, o CEO da Rolls-Royce, Torsten Müller-Ötvös (imagem), informou que a montadora britânica vendeu 5.586 veículos para clientes em mais de 50 países, o maior número em 117 anos de história. “No setor de luxo como um todo, a luta não estava focada em tentar encontrar clientes, mas em criar produtos suficientes para satisfazer a enorme demanda deles”, explicou Müller-Ötvös.
As vendas de carros premium e de luxo têm crescido de forma mais ampla nos principais mercados globais, como China e Estados Unidos, à medida que as restrições de viagens pandêmicas deixaram consumidores ricos com mais renda disponível. “A covid forçou muitas pessoas a não viajarem mais e por isso há muita riqueza acumulada e gasta em bens de luxo”, contou o CEO à Reuters. “Lucramos com esse desenvolvimento.”
Principal concorrente, a também britânica Bentley, da Volkswagen, informou na semana passada que atingiu um ano recorde em 2021, com as vendas globais aumentando 31%. Também na semana passada, a BMW comunicou que atingiu vendas recordes de mais de 2,2 milhões de veículos em 2021, superando as vendas de 2019, apesar da escassez global de semicondutores.