A LG ficou em segundo lugar, com participação de 16,4% contra 30%
No terceiro trimestre de 2023, a Samsung manteve a liderança no mercado global de TVs, com uma participação de 30%, sendo o 18º ano consecutivo de liderança da fabricante sul-coreana. Os dados foram divulgados pela empresa de pesquisa de mercado global Omdia.
Na segunda colocação está a LG, com uma participação de mercado de 16,4%. Seguida por TCL e Hisense, que conquistaram participações de 10,6% e 9%, respectivamente.
Destaque às premium e extragrandes
A Samsung também se destacou nos segmentos de TVs premium e extragrandes. Na categoria de TVs premium, com preços superiores a US$ 2.500 (mais de R$ 12.000), a empresa teve uma participação dominante, obtendo 62% de participação.
Já no segmento de TVs extragrandes, a Samsung obteve uma participação de mercado de 34,8%, para TVs a partir de 75 polegadas. Quando consideramos TVs a partir de 80 polegadas, a participação da sul-coreana sobe para 40,4%.
Segundo as informações da pesquisa, a procura por TVs premium de grandes dimensões tem aumentado especialmente na América do Norte e Europa.
Concorrência
A LG é a principal concorrente da Samsung no mercado global de TVs. A empresa sul-coreana tem se concentrado na produção de TVs OLED, que oferecem qualidade de imagem superior, mas são mais caras que as TVs LCD.
A TCL é a terceira maior fabricante de TVs do mundo. A empresa chinesa tem se destacado pela oferta de TVs de baixo custo. A Hisense é a quarta maior fabricante.
Previsão para o futuro
A Omdia estima que o mercado global de TVs crescerá 4,2% em 2023, para 224,5 milhões de unidades. A empresa também estima que a Samsung manterá a liderança no mercado global de TVs nos próximos anos.