Preços dos chips começaram a se recuperar impulsionados pelo boom da inteligência artificial
O lucro operacional estimado da Samsung Electronics no primeiro trimestre aumentará mais de 10 vezes, superando as expectativas do mercado, anunciou a empresa nesta sexta-feira (5). Entre as causas estão os preços dos chips, que começaram a se recuperar impulsionados pelo boom da inteligência artificial (IA) surgido após o final da pandemia.
Maior fabricante de chips de memória e de televisores do mundo, a companhia estima que seu lucro operacional subiu para 6,6 trilhões de wons (US$ 4,89 bilhões) no trimestre. Analistas, em média, esperam por resultado positivo de 5,7 trilhões de wons, segundo a LSEG SmartEstimate.
O resultado, se confirmado, vai marcar um crescimento de 931% em relação aos 640 bilhões de won do ano anterior e será o maior lucro operacional da Samsung desde o terceiro trimestre de 2022.
Mas a previsão de receita não atendeu às expectativas, com a Samsung estimando alta de 11% em relação ao mesmo período do ano anterior, para 71 trilhões de won, abaixo da estimativa média de analistas compilada pela LSEG, de 72,3 trilhões de wons.
“Como a receita ficou praticamente em linha, mas o lucro operacional superou as expectativas, a avaliação do valor do estoque de chips flash NAND pode ter melhorado. A demanda por NAND melhorou, o que também pode ter impulsionado as margens”, disse Park Sung-soon, analista do Korea Investor Relations Service.
“A resposta inicial aos novos smartphones Galaxy S24 também foi positiva devido a recursos de IA incorporados no dispositivo.” A empresa deve divulgar resultados consolidados em 30 de abril.