Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Sanduíche contaminado faz McDonald’s perder 6% nas ações

Infecção por E. coli deixa uma pessoa morta e dezenas doentes em ao menos 10 estados americanos

As ações do McDonald’s registraram queda superior a 6% na manhã desta quarta-feira (23), após o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos confirmar que uma pessoa morreu e dezenas adoeceram em decorrência de um surto de infecção por E. coli ligado ao famoso sanduíche Quarterão (Quarter Pounder). Relatos de contaminação foram identificados em pelo menos 10 estados norte-americanos.

Segundo as autoridades, 49 pessoas adoeceram e 10 precisaram ser hospitalizadas em razão da cepa E. coli O157, conhecida por causar quadros graves de infecção. Essa mesma cepa foi a responsável por um surto em 1993 que levou à morte de quatro crianças após consumirem hambúrgueres malpassados em uma rede de fast food nos EUA.

A notícia sobre o surto fez com que as ações da maior rede de fast food do mundo caíssem até 6% no pós-mercado de Wall Street, na terça-feira (22). Além disso, o surto tem potencial para impactar o mercado de carne bovina, pressionando os preços dos contratos de gado nos EUA, de acordo com um analista ouvido pela Reuters.

Conforme as investigações do CDC, todos os pacientes relataram ter consumido alimentos no McDonald’s antes de adoecerem, e a maioria mencionou especificamente o hambúrguer Quarterão. Até o momento, o ingrediente exato que causou a infecção ainda não foi identificado, mas os investigadores estão concentrando seus esforços nas cebolas fatiadas frescas e nos hambúrgueres de carne bovina.

De acordo com Cesar Piña, diretor de cadeia de suprimentos do McDonald’s na América do Norte, as primeiras descobertas sugerem que um subconjunto dos casos pode estar relacionado às cebolas fatiadas fornecidas por um único distribuidor que atende três centros de distribuição. A rede está removendo proativamente as cebolas fatiadas e os hambúrgueres de carne usados no Quarterão das lojas localizadas nos Estados afetados enquanto as investigações seguem.

O McDonald’s informou ainda que está retirando temporariamente o sanduíche Quarterão das unidades nas áreas impactadas, como Colorado, Kansas, Utah e Wyoming, e que está trabalhando com seus fornecedores para repor o estoque o mais rápido possível.

Os sintomas da infecção por E. coli incluem cólicas abdominais severas, diarreia e vômito. O surto atual trouxe à memória o caso de 2015, quando a rede de burritos Chipotle sofreu uma queda nas vendas e abalo em sua reputação após um surto de E. coli em vários Estados dos EUA. Na ocasião, a cepa envolvida era diferente e tendia a causar infecções menos graves do que a E. coli O157

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.