Pesquisa feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostra que os empreendedores negros estão com mais dificuldades do que os brancos para retomar as vendas ao patamar anterior à pandemia de covid-19. De acordo com o levantamento realizado pela 13ª Pesquisa de Impacto do Coronavírus nos Pequenos Negócios, 72% dos empresários negros estão faturando menos. O índice é de 66% no caso de empreendedores brancos.
A pesquisa, que foi feita em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), também mostra que 10% dos empreendedores negros informaram que estão faturando mais com a retomada da economia, enquanto 14% dos empreendedores brancos declararam que estão tendo uma receita maior. A perda de receita atingiu 35% dos negros e 27% dos brancos.
O levantamento também tratou do acesso dos empresários ao crédito. Conforme o levantamento, 35% dos entrevistados negros estão inadimplentes, enquanto o endividamento entre brancos é de 24%.
O impacto dos efeitos das restrições de comércio sobre a população negra está sendo acompanhado pelo Sebrae desde o início da pandemia. Em 2020, o Sebrae apontou que as mulheres empreendedoras negras são as mais afetadas entre todos os grupos de empresários brasileiros.
(com Agência Brasil)
Uma resposta
Agora , mais de dois anos se passaram desde que organização
mundial da saúde { OMS} declarou a covid – 19 uma pandemia ,
o trabalho grande maioria ficou remoto e vidas englausuradas,
virou algo corriqueiro para muitos e , cada vez mais , temos que
aprender a viver nesta nova realidade para a depressão ou anciedade
não comprometer nossa saúde.Pensando nisso criamos o ” Pós pandemia “,
um guia criativo passando dicas para esta nossa nova realidade, para nós
ser mais criativos em nosso dia a dia .Quer saber quais são elas , estou
deixando o link para que você ter mais informação deste excelente produto ,
você vai adorar tenho certeza.
link :https://bit.ly/guiapospandemia