O projeto será erguido em 2023, após decisão final de investimento
A Shell e a Gerdau fecharam um acordo de parceria de negócios (joint venture) para desenvolvimento, construção e operação de um novo parque solar no Estado de Minas Gerais, a ser erguido a partir de 2023. O empreendimento, que terá capacidade instalada de 260 MWp (megawatts-pico). Segundo a Shell, a localização exata ainda não foi definida.
Com participação igualitária das duas empresas, o acordo prevê que o parque fornecerá 50% do volume produzido para unidades de produção de aço da Gerdau no Brasil, na modalidade de autoprodução. A outra metade será negociada no mercado livre por meio da Shell Energy Brasil, a comercializadora de energia da Shell.
A parceria poderá viabilizar o desenvolvimento de aproximadamente um terço da capacidade total do parque solar. A Shell seguirá buscando outros clientes de longo prazo – como autoprodutores, por exemplo – para endereçar o volume remanescente do complexo. “A iniciativa com a Gerdau está alinhada à estratégia global do Grupo Shell de oferecer soluções de energia limpa a clientes e avançar na descarbonização, representando mais um importante investimento na jornada pela transição energética”, comunicou a Shell.
Metas verdes
Em 2021, o Grupo Shell firmou publicamente o compromisso global de atingir emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2050, com a meta complementar de redução de emissões absolutas em 50% até 2030 na comparação com 2016.
Para a Gerdau, a iniciativa também está alinhada ao compromisso da empresa de reduzir suas emissões de gases de efeito estufa dos escopos 1 e 2 de seu inventário, para 0,83 t de CO2e por tonelada de aço, valor 50% inferior à média global da indústria do aço.
O acordo de parceria para a construção do parque solar ainda depende de aprovação das autoridades regulatória e concorrencial brasileiras.
O que MONEY REPORT publicou
- Gerdau investirá R$ 200 milhões para modernizar aciaria a partir de fevereiro
- Exame: Eneva estanca uso de carvão e amplia fonte renovável
- Lucro da Gerdau cresce 1.149% no segundo trimestre
- Maior petrolífera do mundo anuncia lucro líquido de US$ 30 bi
- Maior usina de hidrogênio verde vai abastecer porto de Roterdã