Ideia é que o próprio sistema identifique trechos do jogo e ofereça a possibilidade de assumir o controle a qualquer momento
O conglomerado japonês Sony registrou uma nova patente de uma tecnologia inovadora. O recurso permite que uma inteligência artificial jogue sozinha, acabando com momentos em que o jogador fique preso em uma determinada área, seja por causa da dificuldade elevada ou porque não quer passar por uma parte do jogo.
No registro feito pela empresa junto ao órgão de patentes do governo dos Estados Unidos, a ideia é que o próprio sistema identifique trechos do jogo e ofereça a possibilidade de assumir o controle das mãos do jogador. Esse modo auto-play usa como exemplo momentos em que é preciso jogar por horas para subir de nível.
A tecnologia usaria uma inteligência artificial que é criada a partir de dados da maneira como se joga, simulando o estilo de cada jogador. Assim que o trecho selecionado chega ao fim, uma notificação avisaria que o jogar pode assumir novamente o controle.
De acordo com a descrição da patente, ao usar o modo auto-play, o jogador pode evitar partes de um game que eles não gostam, reduzindo o tempo para completar uma missão, porque a inteligência artificial que assume o comando pode fazer o trabalho em menos tempo. Outra aplicação seria, por exemplo, em jogos de terror, em que a IA poderia ser usada para passar de trechos mais tensos e assustadores, permitindo que o jogador avançasse com mais facilidade na história.
O uso dessas automações não é comum nos consoles, mas o registro da patente não significa que ela de fato será usada. No próprio registro feito pela Sony, é possível conferir no documento que a solicitação junto ao órgão de patentes dos Estados Unidos foi realizada em outubro de 2022, sendo publicada apenas em abril de 2024.