Empresa busca enviar humanos à Lua e, possivelmente, a Marte no futuro
Nesta segunda-feira (17), a empresa de foguetes da SpaceX do bilionário Elon Musk realizará o primeiro voo orbital do Starship, o foguete mais poderoso já construído até hoje. Esse é um marco importante para a missão da empresa de enviar humanos à Lua e, possivelmente, a Marte no futuro. Para acompanhar o voo basta acessar o site oficial da SpaceX.
A “janela” para a decolagem começou às 9h (horário de Brasília): o veículo está posicionado para o voo-teste, na base de lançamento da empresa nos EUA, mas ainda não há previsão de a contagem regressiva começar. Voo-teste dura 1h30 na base de lançamento da SpaceX em Boca Chica, no sul do Texas, Estados Unidos.
A missão não tem tripulantes. Segundo a companhia, no futuro, o veículo será capaz de transportar até 150 toneladas, quando precisar ser reutilizado, e até 250 toneladas, se puder ser descartado após a missão. A expectativa é de que este voo sirva como um experimento para futuras viagens da nave à Lua e a Marte.
Embora a SpaceX já tenha enviado astronautas à Estação Espacial Internacional em parceria com a NASA, a missão da empresa é tornar as viagens espaciais mais acessíveis e econômicas para o público em geral. O Starship é visto como um passo importante nessa direção, pois é projetado para ser reutilizável, reduzindo assim os custos de viagem ao espaço.
Esta será a primeira vez que a nave fará um voo com sua configuração completa, incluindo o primeiro estágio, chamado de propulsor Super Heavy.
Em fevereiro deste ano, a empresa fez um teste bem-sucedido de lançamento de todos os 33 motores Raptor no primeiro estágio da Starship. O Super Heavy foi amarrado ao solo para evitar que realmente decolasse no experimento conhecido como lançamento estático.