Scaleup utiliza IA para criar narrativas visuais curtas que tornam o aprendizado atrativo nos tempos afobados das redes
Imagine transformar cursos em vídeos envolventes, semelhantes aos mais populares conteúdos do TikTok com uso de inteligência artificial (IA). A intenção é tornar o aprendizado mais interativo e atraente para estudantes de todas as idades. Essa é a proposta da Scaleup, startup de educação que tenta adaptar a forma de aprender aos tempos de uso intensivo das redes.
A essência da Scaleup reside em sua capacidade de transformar conteúdo textual em vídeos curtos, como se fossem reels. Parece fácil, mas exige tecnologia. Os vídeos poderiam ser usados para fins de lazer, como tantos que estão por aí, mas a Scaleup preferiu incorporam recursos interativos, como legendas, animações e efeitos visuais. Cada vídeo funciona como um minidocumentário expositivo.
Isso possibilita que educadores personalizem os vídeos de acordo com o currículo e as necessidades específicas de cada turma, aprimorando a personalização do ensino.
Acompanhe uma aula pronta
Fundador e CEO da Scaleup, Frederico Flores (à esquerda na imagem) compartilha a inspiração por trás da plataforma: “O comportamento dos usuários, especialmente da nova geração, busca formatos mais rápidos e objetivos. No entanto, a produção e edição de conteúdos nesses formatos exigem muito tempo e investimento, especialmente no setor educacional. Decidimos criar mecanismos para suprir essa demanda através da tecnologia.”
Utilizando a inteligência artificial generativa, a plataforma identifica os momentos mais relevantes dos vídeos, sintetizando-os em conteúdos concisos e impactantes. Essa abordagem possibilita que educadores personalizem o conteúdo. O uso de IA só melhora o desempenho, lembra o CTO Paulo Henrique Alves (à direita na imagem) mediante a agregação de “tempo e volume de dados.
“Poucas semanas após a adoção da nossa ferramenta, nossos clientes têm observado um aumento de três vezes na taxa de conclusão das aulas pelos alunos, comparado aos vídeos tradicionais. Essa elevada taxa evidencia o poder da plataforma”, afirma Flores.
Entre os clientes da Scaleup, encontram-se +A Educação, Sagah, SM Educação, Uniasselvi, Unicesumar, UniCV, Colégios Bernoulli e Faber-Castell. Com um portfólio que já atinge 2 milhões de alunos, a Scaleup recebeu um aporte de R$ 7 milhões da BR Angels, em novembro do ano passado, para impulsionar sua expansão.
Apesar de sua atuação atual estar concentrada no setor educacional, a edtech possui outros planos para o treinamento corporativo. Frederico Flores revela: “Estamos concentrados em fornecer a melhor ferramenta de processamento de conteúdos usando inteligência artificial para cursos online em empresas”.
A privacidade e segurança dos dados dos usuários são prioridades para a Scaleup. A empresa garante que informações sigilosas não sejam compartilhadas entre contas diferentes, respeitando a confidencialidade de alunos, educadores e parceiros. Ou seja, não há pirataria online de conteúdo, algo comum no Brasil.