Instalação ficaria perto das unidades de motores, fundição e transmissão, em Indiana, de onde saem híbridos plug-in e elétricos
A Stellantis e a Samsung SDI estão preparando a construção de uma nova fábrica de baterias para carros elétricos em Indiana, nos Estados Unidos. Em outubro, as empresas firmaram uma joint venture para a produção de baterias de íon de lítio na América do Norte, com previsão para 2025.
A fábrica terá capacidade de produção anual inicial de 23 gigawatts-hora, com possibilidade de aumento para até 40 gigawatts-hora no futuro. A unidade será instalada no mesmo estado norte-americano onde a Chrysler mantém diversas instalações para expandir sua produção de veículos elétricos.
Três países abastecidos
Segundo fontes da agência de notícias, essa fábrica de baterias deve ser construída perto das unidades de motores, fundição e transmissão da Stellantis em Kokomo, cidade localizada Indiana, com o objetivo de atender às linhas de montagem de veículos nos EUA, Canadá e México – desde híbridos plug-in até carros elétricos com baterias completas.
As empresas não confirmaram oficialmente a informação. A Stellantis afirmou ainda que será feito nesta terça-feira (24) um anúncio sobre o futuro das operações em Kokomo, que envolve o diretor de operações norte-americano da montadora, Mark Stewart, e o governador de Indiana, Eric Holcomb.
No ano passado a fabricante anunciou investimento de US$ 229 milhões em suas três fábricas de Kokomo para produzir transmissões eletrificadas de oito velocidades.
O que MONEY REPORT publicou