Negócio pode ser um caminho para aquisição de um novo lote do caça Gripen-E para a FAB
A Embraer anunciou nesta terça-feira (1°) que a Suécia confirmou a aquisição de quatro aeronaves C-390 Millennium. Após a compra pelo Brasil de 36 caças Saab Gripen-E, as relações entre os dois países no setor aeronáutico se fortalecem, firmando uma parceria estratégica. A Suécia se junta ao programa de aquisição da Holanda e Áustria.
A compra dos cargueiros militares C-390 pela Suécia, além de elevar o nível dessa parceria, pode ser um potencial caminho para aquisição de um novo lote do caça Gripen-E para a Força Aérea Brasileira (FAB).
O C-390 Millennium foi adquirido por oito países: além da Suécia, Brasil, Portugal, Hungria, Coreia do Sul, Holanda, Áustria, República Tcheca e um cliente não revelado. O modelo também foi oficialmente selecionado pela Eslováquia para modernizar sua força aérea.
O C-390 representa a próxima geração de transporte aéreo militar com capacidade multimissão e interoperabilidade com propósito. Desde a entrada em operação com a FAB em 2019, com a Força Aérea Portuguesa em 2023 e, mais recentemente, com a Força Aérea Húngara em 2024, o C-390 comprovou sua capacidade, confiabilidade e desempenho, substituindo à altura o veterano Hércules C-130, da Lockheed Martin, um projeto em constante modernização desde meados dos anos 1950 que chegou ao limite.
De acordo com a Embraer, a frota atual em operação demonstrou uma taxa de capacidade de missão de 93% e taxas de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando produtividade excepcional na categoria. Ainda segundo a Embraer, o C-390 pode transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves de transporte militar de médio porte e voa mais rápido (470 nós) e mais longe, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, evacuação médica, busca e salvamento, combate a incêndios e missões humanitárias, operando em pistas temporárias ou não pavimentadas, como terra batida, solo e cascalho.
Outro ponto importante para a Força Aérea Sueca, é a capacidade do C-390 tem de realizar reabastecimento em voo (Revo/AAR), cuja campanha de teste em voo com o Gripen está programada para 2025/2026, e que vai possibilitar a Suécia a substituir seus antigos C-130 Hércules por uma aeronave mais moderna, rápida e com maior capacidade de transporte, gerando economia e interoperabilidade com outros usuários da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).