Apesar da alta liderança reconhecer a importância, apenas 18% das empresas investem mais de 5% do faturamento na área
Um estudo da consultoria alemã Roland Berger revela que a sustentabilidade ainda não é uma prioridade para a maioria das empresas brasileiras. O levantamento, intitulado “Panorama da Sustentabilidade no Brasil”, aponta que:
- 46% das empresas não investem nem 1% da receita em iniciativas sustentáveis;
- 36% investem entre 1% e 5%;
- Apenas 18% investem mais de 5%.
Apesar do cenário, 50% dos entrevistados esperam que o investimento em sustentabilidade aumente no próximo ano.
Diferenças por setor e cargo:
- A indústria é o setor que mais investe, com 33% das empresas destinando mais de 5% do faturamento para a área.
- Já o consumo e varejo é o setor que menos investe, com 53% das empresas utilizando menos de 1% do faturamento.
- A alta liderança (84%) reconhece a importância da sustentabilidade para a estratégia do negócio. Essa percepção, no entanto, cai na hierarquia: apenas 42% dos demais funcionários acreditam que o tema é importante.
- 69% dos diretores conhecem os indicadores de impacto ambiental, enquanto o número cai para 53% entre os demais funcionários.
- 50% dos entrevistados afirmam ter dúvidas sobre como mensurar os impactos da sustentabilidade.
Benefícios esperados:
- Fortalecimento da marca (77%);
- Aumento da confiança dos investidores (41%);
- Preferência do consumidor (38%);
- Busca por inovação (36%);
- Disponibilizar recursos (23%);
- Redução de custos (21%);
- Aumento da resiliência à nova legislação (20%).
Maiores desafios:
- Baixa visibilidade do retorno sobre o investimento (25%);
- Falta de incentivos externos (24%);
- Falta de recursos (22%);
- Falta de priorização do tema na cultura da organização (21% dos funcionários).
Apesar dos desafios, 76% dos participantes do estudo acreditam que vale a pena investir em sustentabilidade no Brasil.