Novidade deve entrar em vigor no primeiro semestre de 2025 e reforçar a posição da empresa no setor de robótica
A Nvidia deve lançar no mercado sua nova tecnologia para ajudar na fabricação de robôs humanoides no primeiro semestre de 2025. O objetivo da companhia é reforçar sua posição no setor de robótica. Apresentados pela primeira vez no início deste ano, os computadores Jetson Thor fazem parte da abordagem da Nvidia para o desenvolvimento de robôs semelhantes aos humanos.
Jetson Thor é a mais recente adição à plataforma Jetson da Nvidia, uma linha de computadores compactos projetados para aplicações de inteligência artificial, com o novo modelo agora focado em robótica.
Em vez de competir diretamente na fabricação de robôs – um setor em que empresas como a Tesla se aproveitaram dos avanços na eletrônica e nas baterias -, a Nvidia se posiciona como um fornecedor de tecnologia, semelhante à forma como o Google fornece a plataforma Android aos fabricantes de telefones.
A Nvidia tem como alvo um mercado fragmentado de “entenas de milhares de fabricantes de robôs, em contraste com o mercado concentrado de smartphones dominado por alguns grandes players, afirmou o vice-presidente de robótica e computação de ponta da Nvidia, Deepu Talla. “Estamos fornecendo uma plataforma para robôs. Não estamos construindo um robô”, declarou Talla, apontando parcerias com fabricantes de robôs como Siemens e Universal Robots.
Com avanço de mais de 2% nas ações no começo de novembro, a Nvidia voltou a ser a companhia mais valiosa do mundo, ultrapassando o valor de mercado da Apple, segundo monitoramento do Companies MarketCap. Nesta quinta-feira (14), a gigante dos semicondutores era avaliada em US$ 3,416 trilhões, enquanto a fabricante de Iphones tinha market cap de US$ 3,363 trilhões.
Na comparação anual, a Nvidia se valorizou em mais de 200% e já chegou a ser a empresa mais valiosa do mundo, mas perdeu valor de mercado em meio a uma correção em agosto.