Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Tesla sai de índice S&P 500 ESG

A decisão desencadeou uma série de tuítes ácidos do CEO Elon Musk

A Tesla deixou de integrar o índice S&P 500 ESG por falta de uma estratégia de baixo carbono detalhada, segundo o S&P Dow Jones Indices. A decisão deve surpreender investidores, mas tem potencial para provocar um impacto modesto sobre as ações da empresa.

“Alguns dos fatores que contribuíram para sua pontuação ESG de 2021 foram um declínio nas pontuações de nível de critérios relacionados à estratégia de baixo carbono e aos códigos de conduta empresarial da Tesla”, escreveu Maggie Dorn, diretora sênior e chefe de índices ESG para a América do Norte do S&P Dow Jones Indices.

 A exclusão ocorreu também após o S&P Dow Jones Indices identificar acusações de discriminação racial e condições precárias de trabalho na fábrica de Fremont, na Califórnia. Também pesou como a empresa lidou com a investigação de reguladores nos EUA após mortes e acidentes envolvendo os veículos com autopilotagem da montadora.

“ESG é uma farsa”

A decisão desencadeou mais uma série de tuítes ácidos do CEO da Tesla, Elon Musk:  “A Exxon é classificada como uma das dez melhores do mundo em meio ambiente, social e governança (ESG) pelo S&P 500, enquanto a Tesla não entrou na lista!” tuitou Musk, citando a petroleira americana. “O ESG é uma farsa. Foi armado por falsos guerreiros da justiça social”.

Embora a Tesla contribua para a redução de emissões de carbono com seus carros elétricos, a diretora afirmou que os outros problemas e a falta de transparência levantam preocupações entre investidores, que precisariam de elementos para julgar os critérios ESG da empresa.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.