Valor é equivalente a 0,4% do PIB brasileiro, segundo relatório de impacto econômico feito por consultoria especializada
No ano passado, a plataforma da Uber gerou R$ 36 bilhões de valor para a economia do Brasil, dado que representa 0,4% do Produto Interno Bruto (PIB). A informação consta no Relatório de Impacto Econômico da companhia e considera o valor repassado aos motoristas e seu impacto em cadeia para diversas outras atividades, como fabricação de automóveis, oficinas e seguradoras. A Uber também divulgou que a quantidade de usuários ativos passou de 30 milhões em 2022, a maior desde o início das operações no país, superando o que havia antes da pandemia.
O objetivo do relatório é dimensionar o valor que a empresa gera para a economia do país. O estudo avaliou os benefícios gerados pela empresa para a mobilidade urbana segundo a percepção de usuários, motoristas parceiros e população geral. O material foi elaborado pela Public First, consultoria internacional com sede no Reino Unido que desenvolveu a metodologia, já utilizada pela Uber em outros países.
A pesquisa constatou que a chegada da Uber trouxe impacto na forma como as pessoas podem vivenciar a cidade. Para 75% dos usuários, agora é mais fácil voltar para casa tarde da noite do que antes do serviço de intermediação de viagens existir e 66% dizem que usam o app para ir a lugares onde o transporte público não chega. Quando perguntados sobre os motivos mais importantes pelos quais usam o aplicativo, os usuários escolheram em primeiro lugar a segurança – especialmente para mulheres (96%), seguida de custo, economia de tempo, confiabilidade e conforto.
De acordo com o estudo, 81% dos brasileiros acreditam que aplicativos de mobilidade ajudaram a reduzir a mistura de álcool e direção. Além disso, 62% afirmam que a chegada da Uber é a inovação de mobilidade mais significativa da última década e mais impactante que qualquer outro novo projeto de infraestrutura de mobilidade.
Além dos impactos na mobilidade das cidades, o estudo aponta que a chegada da Uber criou um novo ecossistema econômico no Brasil. Segundo o relatório, de 2014 a 2021 foram repassados R$ 76 bilhões a motoristas e entregadores parceiros. Mesmo durante a pandemia, em condições extraordinárias, a plataforma da Uber ajudou a manter serviços essenciais em movimento.
Para quem gera renda com o aplicativo, a capacidade de escolher seu próprio horário e ter autonomia no trabalho é particularmente importante: 87% dos motoristas e entregadores parceiros dizem que a flexibilidade foi o principal motivo pelo qual escolheram a atividade. Para muitos deles (78%) isso é importante porque conseguem equilibrar seu tempo dirigindo pelo aplicativo com compromissos como estudos ou o cuidado de familiares.
“Com menos de uma década no Brasil, é muito gratificante confirmar que a tecnologia da Uber vem fazendo uma contribuição tão relevante para os brasileiros e para a economia do país. Seja para se locomover de forma acessível, para solicitar a entrega de um objeto com simplicidade ou para gerar renda de maneira totalmente flexível”, afirmou a diretora-geral da Uber no Brasil, Silvia Penna.