A empresa já tem acordos para o setor com a locadora de jatos Avolon e a Gol
A startup britânica Vertical Aerospace, de táxis voadores elétricos, anunciou uma parceria com a Corporacion America Airports, para explorar e projetar os chamados vertiports, aeroportos para eVTOLS, no Brasil. O acordo prevê também o desenvolvimento de infraestrutura para a operação dessas aeronaves no país.
Segundo a Vertical, a nova parceria ajudará a preparar a infraestrutura para que o Brasil seja um dos “mercados pioneiros” para serviços de táxi aéreo. A empresa já tem acordos para o setor também com a locadora de jatos Avolon e a Gol, também voltados para os carros voadores elétricos. A Vertical tem apostando alto no país, especialmente em São Paulo, que é considerada a cidade mais movimentada do mundo para voos de helicóptero, como destaca a Bloomberg.
A parceria inclui:
- Vertical Aerospace, empresa aeroespacial e de tecnologia que desenvolve e fabrica aeronaves eVTOL.
- Avolon, segunda maior empresa de leasing de aeronaves do mundo;
- Corporación América Airports, a maior operadora de aeroportos do setor privado global em número de aeroportos;
- GOL, maior companhia aérea do Brasil;
- Grupo Comporte, uma das principais operadoras brasileiras de transporte;
Táxis voadores
Os táxis voadores movidos a eletricidade são apontados como os substitutos ecologicamente corretos para os helicópteros, e uma infinidade de fabricantes está no processo de certificação de suas aeronaves e finalização de planos para sua infraestrutura associada.
Em setembro, a Gol fechou um contrato em comprar ou alugar até 250 VX4s da empresa Avolon. A Vertical também tem acordos preliminares com a American Airlines, Japan Airlines e Virgin Atlantic para introduzir as aeronaves até 2025.