Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Viagens corporativas movimentaram R$ 6,83 bi no semestre

Pesquisa da Abracorp aponta que o setor aéreo foi prejudicado com a alta do dólar

O faturamento do setor de viagens corporativas alcançou R$ 6,86 bilhões no primeiro semestre deste ano, alta de 5% em relação ao mesmo período de 2023 e de 19% acima de 2109 – período pré-pandêmico -, quando registrou R$ 5,570 bilhões. É o que aponta o levantamento da Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), que mensalmente verifica o desempenho de 11 segmentos do setor.

“O resultado do primeiro semestre poderia ser melhor, principalmente no setor aéreo. Dois fatores interferiram nesse resultado: a instabilidade no país e a alta do dólar nos últimos meses”, afirmou Humberto Machado, diretor-executivo da Abracorp. “Ainda é prematuro faremos uma previsão para o segundo semestre. A economia está instável e o dólar sofrendo oscilações importantes. Porém, o número de transações, principalmente no segmento aéreo, não deverá ser superior ao período pré-pandemia”, explicou Machado.

Em junho de 2024, o setor faturou R$ 1,146 bilhão, alta de 4,5% em comparação a R$ 1,096 bilhão em 2023, e de 35% ante os R$ 848 milhões em 2019. Locação de veículos faturou no mês R$ 32,798 milhões, comparado a R$ 30,771 milhões em junho de 2023, o que indica um movimento de alta nesse setor.

Os estudos da Abracorp demonstram que em junho a Localiza perdeu 5% de seu share em diárias, caindo de 74,6% para 66,7%. Já a Movida cresce 42%, movimento que vem se repetindo nos últimos três meses.

O destaque do primeiro semestre foi o serviço rodoviário, que faturou R$ 27 milhões, um forte aumento principalmente em relação a 2109, quando somou apenas R$ 4 milhões. No ano passado, o faturamento alcançou R$ 20 milhões. “Sem dúvida, esse foi um setor que se modificou em assumiu um espaço importante no nosso setor diante do aumento dos preços das passagens aéreas”, avaliou Machado.

O setor aéreo, em junho, faturou em voos nacionais R$ 447 milhões informa a Abracorp. Seguindo uma tendência, houve uma consolidação de posições no primeiro semestre eentre eas companhias aéreas. Em faturamento, no mês, em trechos nacional, por exemplo, a Latam aparece com 38% do market share, seguido pela Azul com 31,10% e Gol com 31%.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Informações atualizadas a cada 10 minutos
- Gráfico mostra valor fechado do dia

Pergunte para a

Mônica

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.