A Volvo Car Group nomeou Jim Rowan seu novo executivo-chefe a partir de março. Ele vai suceder o CEO Hakan Samuelsson, informou a empresa nesta terça-feira (4). Rowan atualmente é CEO da Ember Technologies, dos Estados Unidos, empresa de produtos termicamente controlados por baterias. Poucos meses depois da conclusão da grande oferta pública inicial da Volvo, ele terá a tarefa de conduzir a montadora à meta de vender carros 50% elétricos até meados desta década e 100% elétricos até 2030.
“A Volvo Cars está passando por uma rápida transformação da digitalização, razão pela qual queríamos trazer alguém com experiência de CEO global de fora da indústria automotiva”, explicou o presidente da companhia, Eric Li, em comunicado.
De propriedade majoritária da chinesa Geely Holding, a Volvo informou que Hakan Samuelsson, que foi CEO da empresa por quase 10 anos, terá seu contrato encerrando este ano. Ele também deixará o conselho, mas seguirá como presidente da Polestar, fabricante de veículos elétricos da qual a Volvo possui 49%. A empresa pretende abrir o capital por meio de uma fusão reversa com a empresa de aquisição de propósito específico (SPE) Gores Guggenheim. Espera-se que o negócio seja fechado no primeiro semestre de 2022.
Em 2021, no Brasil, a Volvo ultrapassou a marca de 7.916 unidades comercializadas. “Antes mesmo de fechar o ano, ultrapassamos essa marca que tinha sido um recorde para nós até então. Estamos muito felizes não somente pelos números, mas por ver que a eletrificação tem crescido no Brasil e que estamos no caminho certo”, destaca João Oliveira, diretor-geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil, em nota.