Após anos de debate interno, a empresa está removendo produtos de tabaco de lojas selecionadas na Flórida, Califórnia e em outros lugares
A Walmart está interrompendo as vendas de cigarros em algumas lojas dos EUA após anos de debate na equipe de gerenciamento da gigante do varejo sobre a venda de produtos de tabaco, informou o Wall Street Journal nesta segunda-feira (28). Os mercados em que os cigarros estão sendo retirados das lojas incluem Califórnia, Flórida, Arkansas e Novo México, disse o relatório, citando pessoas familiarizadas com o assunto e visitas às lojas.
A empresa, com mais de 4.700 lojas nos EUA, está removendo produtos de tabaco de locais selecionados onde o varejista decidiu usar o espaço com mais eficiência, disse uma porta-voz. “Estamos sempre procurando maneiras de atender às necessidades de nossos clientes enquanto ainda operamos um negócio eficiente”, disse ela. Ela se recusou a dizer quantos locais continuarão a vender cigarros, mas disse que o Walmart não está interrompendo todas as vendas de tabaco.
A varejista lançou um design com mais caixas de autoatendimento e outros itens como comida para viagem ou doces perto da frente das lojas no lugar de Marlboro, Newport e outros produtos de tabaco, de acordo com o relatório.
Boicote aos cigarros
A mudança ocorre após anos de debate interno no Walmart sobre cigarros, que as autoridades de saúde dos EUA dizem estar ligados a 480 mil mortes no país a cada ano e que são complexos para os grandes varejistas venderem devido às regulamentações. Os principais executivos do Walmart decidiram começar a sair da categoria em alguns locais antes da pandemia de covid-19, disseram algumas pessoas, uma decisão que agora está ocorrendo nas lojas.
A CVS em 2014 tornou-se a primeira rede de drogarias dos EUA a retirar os cigarros das prateleiras, enquanto a Walmart decidiu alguns anos depois interromper as vendas de cigarros eletrônicos e produtos eletrônicos de entrega de nicotina em suas lojas nos EUA devido à crescente complexidade regulatória e incerteza.
Vários senadores democratas dos EUA também pediram ao Walmart e alguns outros varejistas que parem de vender todos os produtos de tabaco.